call us (+351) 253 136 661 | Write us
  • If you be so Kind

Já conhece Guimarães?

FacebookLinkedIn

Guimarães é uma das cidades onde a história e a tradição se misturam com a cultura, a inovação, a gastronomia, a diversidade, o comércio e a animação, tornando-se um dos maiores centros turísticos do país.

Cidade de origem medieval, Guimarães remonta ao século X. É também conhecida como “Berço de Portugal” pois foi a partir daqui que D. Afonso Henriques iniciou a conquista de Portugal aos mouros.

Guimarães ainda é uma das mais bonitas cidades portuguesas onde o centro histórico surge com um imenso esplendor e as ruas e monumentos respiram História, mas também juventude e animação.

Além do emblemático centro histórico, classificado há 14 anos como Património da Humanidade pela UNESCO, onde se podem visitar algumas das maiores atrações históricas da cidade, Guimarães foi nomeada Capital da Cultura em 2012, tendo sido palco de cerca de 600 eventos culturais, que deram uma nova dinâmica à cidade.

Sem deixar de parte a herança deixada por D. Afonso Henriques, a cidade modernizou-se e após a eleição como Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012, a cidade foi alvo de inúmeras intervenções, nomeadamente no restauro de edifícios históricos, passando pela construção de novos museus e teatros até à conversão de espaços industriais em centros culturais. O Centro dos Assuntos para a Arte e Arquitetura (CAAA) é um dos maiores exemplos dessa transformação. Antiga fábrica têxtil, é agora um espaço para promoção das artes visuais, design, cinema e arquitetura, entre outros campos das artes e da cultura.

O centro histórico, onde estão localizados museus e outras atrações, ao final do dia, transforma-se em palco de animação marcado pelo ritmo e pela dinâmica dos vários bares e cafés, por onde a população, dos 8 aos 80, convive e passeia nas carismáticas ruas da cidade. O povo de Guimarães, os vimaranenses ou conquistadores, como são muitas vezes tratados, fruto da herança histórica da conquista, souberam conciliar da melhor forma, a história da sua terra, com o dinamismo e empreendedorismo que caracterizam as cidades modernas.

Guimarães é hoje um marco histórico-cultural e turístico indiscutível, não só em Portugal mas também ao nível mundial.

Numa visita a Guimarães poderá apreciar as suas famosas tortas, as queimadinhas ou o toucinho do céu, bem como a cozinha tradicional do norte português, onde reinam o bacalhau, o caldo verde e os assados, entre outras iguarias.

Mas não se fique apenas pela gastronomia. Poderá também desfrutar da beleza de um cenário marcado pela paisagem natural que se cruza com os campos agrícolas.

O comércio local é outro dos pontos altos da cidade, permitindo-nos apreciar inúmeros artefactos das artes tradicionais locais como a cerâmica, a ourivesaria e, sobretudo, os bordados.

Guimarães é uma cidade com uma oferta cultural vasta e com diversos espaços culturais que se podem visitar. O Centro Cultural Vila Flor, pioneiro na afirmação cultural da cidade, é um dos melhores exemplos de espaços reabilitados, uma vez que foi arquitetonicamente pensado em torno de um antigo palácio do século XVIII.

Visite Guimarães e partilhe connosco a sua experiência!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.